Carnes com tucupi, a delícia do Norte

Sobre a dica

Tucupi é um caldo fermentado que é extraído da mandioca brava descascada e ralada, tradição que vem dos indígenas.

Um ingrediente de sabor ímpar, símbolo da cozinha do Norte que tem ultrapassado fronteiras e conquistado muita gente Brasil afora e pelo mundo. Quem não conhece quer saber que gosto tem. Hoje ele é visto nos pratos de alguns chefs brasileiros e também nos de cozinheiros gringos que, quando provam, ficam maravilhados.

Esse ícone amazônico, ao lado de algumas iguarias asiáticas, seriam o futuro da gastronomia. A justificativa moraria no exotismo que carregam e por existirem em pouquíssimos lugares pelo planeta.

Com tamanha campanha positiva assim, é natural despertar a vontade de provar tal maravilha. É bem versátil quanto ao modo de cocção, pois funciona bem quando vai ao forno e nos preparos de panela. Pode ser encarado como um tempero, sendo perfeito para aquelas marinadas de horas. Também figura como ingrediente que você coloca um pouquinho antes de finalizar a receita. Pode ser ingrediente que estrela um molho ou uma redução. E ainda ser usado na comida já pronta, como um molho.

 

rabada-com-tucupi

Rabada com tucupi

Outro corte que prova que vai bem é a costela: ela começou na panela e, depois, seguiu para o forno para assar com tucupi por duas horas coberta em alumínio, um processo similar de preparo do famoso pato no tucupi. Detalhe: nesta receita, a chef apostou no uso do tucupi preto, que nada mais é do que uma redução do líquido tradicional, obtida depois de longas horas de fervura, resultando uma pasta mais espessa, tanto é que chega a ser chamado de “teriyaki amazônico”.

Veja a receita de rabada com tucupi.

 

costela-bovina-com-tucupi-preto

Costela bovina com tucupi preto

Veja a receita de costela bovina de forno com tucupi preto.

 

file-mignon-com-melado-de-tucupi-e-farofa-de-beiju

Filé mignon com melado de tucupi

Veja a receita de filé mignon com melado de tucupi e farofa de beiju.